Saiba como decorar seu escritório

O desafio da arquitetura de interiores está em manter a quantidade de colaboradores de um escritório em espaços pequenos sem afetar a qualidade e produtividade da empresa.

A arquiteta Sonia Acciaris, sócia do escritório Casa3 Arquitetura e especialista em arquitetura corporativa, dá dicas simples e fáceis de como decorar um escritório pequeno. Acompanhe.

Use cores claras: em ambientes pequenos, a utilização de cores claras ajuda a ampliar visualmente o espaço. Tons de branco, bege, off-white e marfim são muito utilizadas e podem melhorar a iluminação do ambiente, tendo em vista que essas cores refletem bastante a luz. “Mas para o espaço não ficar muito monótono, pode-se usar algumascores para criar detalhes que se destacam na decoração”, conta Sonia.

A inserção estratégica da marca ou, ainda, o destaque de alguns detalhes arquitetônicos com cores podem ser boas opções.

Utilize um mobiliário compacto: os móveis compactos aproveitam bem o espaço e ainda garantem melhor circulação. “Se possível, fazer a opção por um mobiliário sob medida, é ainda melhor, pois este tipo de projeto aproveita cada pequeno espaço disponível, otimizando ainda mais o escritório”, explica a arquiteta.

Explore o espaço verticalmente: estantes, nichos e prateleiras criam novos espaços de armazenamento para materiais e documentos. Assim, toda a papelada fica sempre a mão e organizada para se ter acesso.

Segundo Sonia, a utilização desses itens verticais libera mais espaço no piso, que pode ser utilizado para a instalação de mais estações de trabalho. A boa organização de estantes, prateleiras e nichos também pode levar os funcionários a manterem suas estações mais arrumadas.

Valorize a iluminação: aproveite o máximo que puder a luz natural, pois ela ajuda a economizar na conta de energia. Quanto à luz artificial, ela pode ser projetada para atuar de forma mais eficiente sobre as estações de trabalho.

“Atualmente, as lâmpadas de LED são as mais utilizadas nos escritórios porque têm alta durabilidade, baixo consumo de energia e não esquentam, mantendo o ambiente mais fresco e exigindo menos do ar condicionado”, explica Sonia.

Itens decorativos: para dar personalidade ao espaço, tenha alguns itens decorativos. Obras de arte, plantas e até a inserção da marca da empresa podem ser utilizadas com esse propósito.

Texto: Amanda Libel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *